quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O CARÁTER DE UM SERVO


Como podemos definir o caráter de um servo útil, bom e fiel? Certa ocasião, o Senhor Jesus ensinou assim:
"Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fize¬mos apenas o que devíamos fazer" (Lucas 17.10).
O servo inútil é aquele que faz tão-somente o que lhe é ordenado. Já o servo útil é aquele que faz além do que lhe foi ordenado.
Na parábola dos talentos (Mateus 25.14), o Senhor Jesus considerou servos bons e úteis os dois primeiros, que "saíram imediatamente a negociar". Os mesmos que, muito tempo depois, pres¬taram contas, dizendo: "Senhor... eis aqui os talentos que ganhei"
Ora, devido a esse comportamento, eles foram elogiados pelo senhor e considerados servos bons e fiéis.
Temos a considerar que o servo bom é aquele que manifesta um caráter tal e qual ao do se¬nhor. Muitas vezes, o servo manifesta fidelidade no seu trabalho e pensa que isso já é o bastante. Às vezes, a sua fidelidade é tão marcante e tão forte, que ele chega a pensar que os deslizes da sua conduta são justificados. Muitos até têm erroneamente a interpretação da palavra de Tiago, quando disse:
"Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados" (Tiago 5.19,20).
Essa multidão de pecados que serão cobertos é do pecador que se converte, e não daquele que o converteu! Se fosse o contrário, não haveria justificação pela fé e sim por obras de salvar os outros. Veja o que o Senhor ensina: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demónios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade" (Mateus 7.21-23).
E veja também se não é esse o tipo de servo fiel? Ele havia profetizado, expelido demónios e feito milagres. Mas o Senhor lhe diz: "Apartai-vos de mim, porque nunca vos conheci!"
Resumindo, não basta ser fiel, tem que também ser bom. Ou seja, tem que ter caráter!
Quando o Senhor Jesus quis formar nos Seus discípulos o Seu caráter, Ele subiu no monte e começou a ensinar, dizendo:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5.3).
A humildade não é apenas a maior virtude apreciada no ser humano, muito além disso, ela é a base da vida eterna. É justamente isso que o Senhor Jesus ensina aqui. E não somente ensina, mas também viveu durante toda a Sua vida terrena. O apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, diz: "Pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se uma semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Filipenses 2.6-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário